Localização Datacenter

O nosso equipamento nas melhores instalações

datacenter

 

Com escritórios em Lisboa, contamos a nível de datacenter, com espaço localizado, em Lisboa em edifício carrier-neutral (Telvent), Porto e Madrid. Para efeitos de disaster recovery e load-balancing contamos ainda com infra-estrutura na Holanda e EUA.

O Datacenter está localizado em edifício carrier-neutral com equipamento próprio, acesso 24/7 e com características ímpares para serviços de alta disponibilidade e com multiconectividade de carriers. A entidade gestora do edifício está certificada com o Certificado de Qualidade (UNE-EN-ISO 9001:2000, EFQM e Seis Sigma), Meio Ambiente (UNE-EN-ISO 14001:1996) e Sistemas de Gestão da Segurança da Informação e Sistemas de Informação (ITIL, BS 7799 e BS 15000). A infra-estrutura existente no Datacenter garante o fornecimento e estabilização de energia de alta disponibilidade, através de um sistema composto por múltiplos níveis de redundância n+1 (geradores, UPS/baterias). A autonomia mínima do sistema de geradores é de 12 horas, para além de existir um contracto de garantia de recarga dos depósitos de combustível num tempo inferior a 4 horas.

Com acesso 24/7/365 garantimos uma resposta mais eficiente e rápida em caso de urgência, bem como uma gestão integral e permanente do hardware, substituindo e renovando os consumíveis e assegurando a boa manutenção, preservação e garantia do restante.

O Sistema HVAC (Controlo de Temperatura e Humidade) está baseado na gestão do ambiente através do arrefecimento da água e permite um controlo constante da temperatura de 21ºC +/- 5ºC com uma humidade relativa entre 30% e 70%. As bombas e os chillers estão localizados no exterior do edifício com redundância +1 esem um único ponto de falha. Em cada sala existe um sistema igualmente redundante de ar condicionado e filtrado.

 


Principais Características Datacenter:

• Estrutura Anti-Sísmica
• Portas Blindadas
• Vidros Duplos e Blindados.
• Segurança Física Permanente
• Sistema de Detecção de Inundação
• Sistema de Extinção Automática de Incêndios
• Sistema de Controlo de Acessos
• Sistema de Videovigilância (CCTV)
• Sistema de Detecção de Incêndios
• Sistema de Detecção de Gases Tóxicos
• Sistema de Controlo de Humidade e Ambiente
• Sistemas UPS e Geradores Diesel


Rede:

Todo o backbone assenta sobre fibra óptica, dispondo de grande capilaridade de rede a nível nacional, bem como internacional. Desde 2003 que existem POP’s “pontos de presença” em algumas cidades Europeias de forma a demarcar a presença nesses locais, nomeadamente para troca de tráfego com operadores bem como para utilização desses POP’s como pontos de Transito para o acesso à Internet. A nível nacional dispomos de vários POP’s nas principais cidades, para fornecimento de acesso a clientes. Nos troços internacionais a rede é composta por vários circuitos baseados na tecnologia Ethernet, dispersos pelos POP’s de Madrid, Londres e Amesterdão. Alem dos acordos de interligação com mais de 300 operadores, existem ainda acordos de upstream IP com vários Operadores de referência Tier-1 garantindo assim a máxima redundância e performance. Nos troços nacionais contamos com um agregado de cerca de 39Gbps de onde se destaca a presença no GigaPIX ( 20Gbps ) para troca de tráfego com operadores nacionais, interligações privativas com a Portugal Telecom e também interligação com POP’s nacionais.

A tecnologia usada nos troços nacionais é sobretudo SDH, com circuitos desde capacidades STM-1 (155Mbps) a STM-16 (2.5Gbps). Nos circuitos de Interligação com outros operadores são utilizados circuitos GigaEthernet. Toda a rede é monitorizada em tempo real sendo disponibilizado a todos os clientes acesso a gráficos de médias e latências, estando o controle a ser feito 24/7 através do nosso NOC. Na rede de Acesso, são usadas tecnologias SDH e Ethernet, dependendo da solução proposta ao cliente, com débitos desde os 2Mbps até 10Gbps. Todo o backbone IP está dual stacked, disponibilizando quer IPv4 quer Ipv6. Em termos de métricas de SLA no core da rede no último ano, devido à arquitectura e redundância usada, verificou-se 100% de uptime. Ao nível de equipamentos core e switching utilizamos Juniper, Cisco e HP Procurve. Desta forma suportamos vários terabytes de tráfego o que aliado a ligações multi-homed nos permite assegurar um uptime na casa dos 99.9%.